ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA ESCOLA ALESSAN: NOSSA ABORDAGEM E COMO VOCÊ PODE APOIAR EM CASA

Na Escola Alessan, entendemos que a alfabetização é um processo fundamental e contínuo que começa muito antes da criança pegar no lápis para escrever suas primeiras palavras. Seguimos as diretrizes da BNCC, que define a alfabetização como a construção do conhecimento das relações entre fonemas e grafemas em nossa língua.

Nossa Abordagem na Alfabetização Infantil

A alfabetização na Alessan começa com o letramento, que se inicia desde o nascimento, quando a criança se percebe em um mundo rodeado de letras e palavras. Esse processo envolve ouvir músicas e histórias, ver receitas sendo lidas, mensagens sendo escritas, e muitas outras interações cotidianas.

Na sala de aula, nossos professores estimulam a curiosidade e o interesse natural das crianças pelo mundo das letras e palavras. Eles utilizam uma variedade de atividades que antecedem a escrita, como:

– Coordenação Motora Ampla e Fina: Brincadeiras que desenvolvem habilidades motoras são essenciais para que as crianças adquiram o controle necessário para escrever.

– Contação de Histórias: As crianças não apenas ouvem histórias, mas também são encorajadas a contar suas próprias, desenvolvendo habilidades de comunicação e compreensão.

– Interação com o Alfabeto: As crianças começam a reconhecer o alfabeto e a associar letras aos sons, um passo crucial para a leitura e escrita.

O professor desempenha um papel crucial, compreendendo as necessidades e vivências de cada criança, e utilizando isso para estimular o letramento. Eles apresentam gradualmente o nome e o som das letras, incentivando a reflexão sobre os sons e a construção das palavras.

Como as Famílias Podem Complementar este Trabalho em Casa

O apoio da família é fundamental para reforçar o trabalho realizado na escola. Aqui estão algumas dicas de como você pode contribuir para o processo de alfabetização de seu filho:

1. Leia Diariamente: Reserve um tempo diário para ler histórias para seu filho. Isso desperta o interesse pelas palavras e amplia o vocabulário.

2. Encoraje a Escrita: Disponibilize materiais como lápis, canetas e papéis. Incentive seu filho a desenhar e escrever livremente.

3. Use o Ambiente: Mostre a presença das palavras no ambiente ao seu redor. Leia placas, rótulos de alimentos, e receitas junto com seu filho.

4. Ouça e Converse: Ouça seu filho e converse com ele. Pergunte sobre o dia dele, peça para ele contar histórias. Isso melhora a compreensão e a capacidade de expressão.

5. Jogos e Brincadeiras: Jogos de letras e palavras podem ser uma forma divertida de aprender. Quebra-cabeças, jogos de memória com letras e palavras são ótimas opções.

Na Alessan, acreditamos que a alfabetização é uma jornada emocionante e colaborativa. Juntos, escola e família, podemos proporcionar às crianças uma base sólida para se tornarem leitores e escritores competentes e apaixonados. Agradecemos por sua parceria e apoio nesse processo tão importante.