Os seres humanos vivem em constante evolução. Um processo que se mostra cada vez mais rápido. Para acompanhar esse ritmo acelerado, é preciso se adaptar. No sistema de ensino, não é diferente. O desafio das escolas está, primordialmente, em como se conectar com as novas gerações.
Como garantir aos pequenos todas as ferramentas necessárias para que eles assumam o papel de protagonistas nesse processo? A abordagem baseada em projetos pode ser uma arma poderosa nesse sentido, permitindo que as crianças experimentem uma aprendizagem ativa, investigando temas que lhes interessam, trabalhando em colaboração e desenvolvendo soluções criativas para problemas reais.
A Aprendizagem Ativa como Ferramenta para o Futuro
“A aprendizagem baseada em projetos é um modelo de ensino que consiste em permitir que os estudantes confrontem as questões e os problemas da vida real que consideram significativos, determinando como abordá-los e, então, agindo de forma cooperativa em busca de soluções.”
Essa definição foi feita pelo educador norte-americano William Bender no livro “Aprendizagem baseada em projetos: Educação diferenciada para o século XXI”. Para ele, essa metodologia “é uma das mais eficazes formas disponíveis de envolver os alunos com o conteúdo de aprendizagem”.
Do Espectador ao Protagonista: A Mudança de Paradigma
No modelo tradicional de ensino, o estudante é um espectador. Ele apenas recebe os conhecimentos transmitidos pelo educador. Já nas metodologias ativas, o estudante passa a ser protagonista na construção de seu conhecimento. O educador tem o papel de mediador do processo, e não de transmissor de informações.
A necessidade de fortalecer a autonomia e o protagonismo dos estudantes e de formar cidadãos críticos e participativos tem sido uma demanda da educação atualmente.
A ideia central é envolver os estudantes em um projeto, que pode durar semanas ou meses, partindo de um problema ou uma necessidade concreta para que eles atuem na resolução de problemas de maneira criativa e apostando no trabalho em equipe, resultando em um produto final. Como um dos objetivos é que eles possam agir de fato, e não ficar apenas nas discussões teóricas, o ideal é que seja algo mais próximo possível da realidade dos alunos – ou seja, alguma questão da comunidade escolar, do bairro ou da cidade.
De modo geral, a aprendizagem baseada em projetos se trata de uma metodologia inovadora que estimula o envolvimento dos alunos em desafios e tarefas com o intuito de elaborar um produto ou projeto que aponte uma solução para um problema específico.
Dito de outro modo, partindo de uma situação desafiadora, os estudantes devem se empenhar coletivamente em um processo de pesquisa, levantamento de hipóteses e busca por recursos com vistas a alcançar uma resolução satisfatória para o problema inicial.
Fortalecendo a Autonomia e o Pensamento Crítico
Durante o processo, diversas competências (cognitivas e socioemocionais) são desenvolvidas, tais como: trabalho em equipe, pensamento crítico, autonomia, criatividade e comunicação.
É uma oportunidade para os alunos criticarem e revisarem sua abordagem quando encontram obstáculos. À medida que continuam a explorar ativamente um problema do mundo real, eles adquirem um conhecimento mais profundo que requer investigação adicional – eles não podem desistir no meio do caminho.
Essa abordagem incentiva que os alunos se envolvam mais profundamente com o conteúdo. Como eles se tornam a força motriz de seu próprio aprendizado, descobrem que sua voz é importante para conquistar mais conhecimento, aumentando sua sensação de pertencimento.
Na Escola Alessan, nós acreditamos na força da Aprendizagem Baseada em Projetos, que fortalece a Autonomia e o Pensamento Crítico.
Temos um convite a sua família: venha descobrir porque somos a escolha certa para o futuro do seu filho!