POR QUE MATRICULAR?

IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NA 1.A INFÂNCIA

Estudos que reuniram informações de mais de 150 estudos científicos, leis e pesquisas para demonstrar que vínculos familiares e ambientes saudáveis são essenciais ainda na primeira infância – que vai até 6 anos – para desenvolver características cerebrais presentes em adultos autônomos e com mais qualidade de vida, apesar de não serem fatores únicos.

Para que o potencial genético da criança se desenvolva, os pesquisadores apontam ser necessárias interações sociais saudáveis.

A vivência em ambientes empobrecidos de diálogo e incentivo à aquisição de autonomia prejudica o pleno desenvolvimento das funções executivas, conjunto de três dimensões composto por memória de trabalho, controle inibitório e flexibilidade cognitiva.

É a partir das funções executivas que o ser humano aprende a armazenar e relacionar informações a curto prazo, o que ajuda, por exemplo, a lembrar o que estava fazendo antes de ser interrompido; ter domínio sobre a atenção e o comportamento, como conseguir ler um texto em um ambiente barulhento; e considerar diferentes pontos de vista antes de tomar uma decisão, o que influencia na identificação e correção de erros cometidos.

Os circuitos das regiões pré-frontais do cérebro, onde se processam as funções executivas, amadurecem até o início da fase adulta, mas é na primeira infância que os fundamentos são “esculpidos e consolidados em função das experiências da criança”.

Além dos diversos argumentos sociais e educacionais, o investimento econômico de se investir na educação, com estimativas de que cada real gasto em educação tem um retorno de dezoito vezes, é um dos pontos abordados por Anna Lucia Campos, presidente da Asociación Educativa para el Desarrollo Humano e Diretora Geral da ONG Cerebrum, em Seminário de Líderes em Gestão Escolar da Fundação Lemann.

MISSÃO - VISÃO - VALORES

MISSÃO

Participar da construção de uma sociedade melhor, por meio do oferecimento de um ensino de excelência, compreendendo que cada bebê, criança e família são únicos e assim devem ser reconhecidos e assistidos.

VISÃO

Tornar-se referência na educação de bebês e crianças e suas respectivas famílias.

VALORES

Realizar nossa missão com base no amor, no carinho, no respeito, na saúde e na individualidade de cada bebê, criança e família.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

Na Escola Alessan oferece um aprendizado engajador, significativo e eficaz, por meio da integração entre os responsáveis, crianças e escola, baseando-se na perspectiva teórico metodológica interacionista e no conceito pedagógico da interdisciplinaridade.

Acreditamos na importância da interação e do brincar para o desenvolvimento da criatividade e inteligência da criança. Por meio dessas atividades direcionadas, a criança aprende a lidar com as emoções, com a capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos.

Além disso, propiciamos a compreensão das múltiplas linguagens e das novas tecnologias, formando crianças que preservem, respeitem e cuidem do meio em que vivem, que entendam as diferenças e saibam conviver em sociedade.

Utilizamos recursos tecnológicos como recursos audiovisuais para os nossos alunos, enriquecendo o trabalho pedagógico.

Fale com a Escola Alessan
Enviar no WhatsApp