Os primeiros dias na creche e na pré-escola são aqueles em que as crianças conhecem os colegas e educadores, notam uma nova rotina, sentem a separação das famílias e, em muitos casos, estranham os novos espaços. É aos poucos que elas reconhecem o ambiente como delas. Nesse momento inicial, o acolhimento que a escola faz à turma e a cada uma das crianças é essencial.
A criança é um ser que precisa de atenção, amor e estímulos para se desenvolver de forma satisfatória. Dessa forma, elas estabelecem seus primeiros contatos com a família. Ao serem inseridas em um novo ambiente, podem manifestar insegurança, medo e desconforto. A adaptação da criança no ambiente escolar é um processo difícil, pois muitas são as dificuldades encontradas não só pelas crianças, mas também pela família e pelo educador.
Para muitos especialistas, o início do ano é o momento propício para a construção de vínculos: é preciso conhecer cada uma das crianças da turma e estudar seu histórico dos anos anteriores (lendo relatórios ou conversando com outros educadores que já tiveram contato com os pequenos) para fazer uma transição adequada entre o ambiente familiar e a escola.
Com as crianças chegando nos centros de educação infantil pela primeira vez, o ideal é também dialogar com os responsáveis em reuniões promovidas pela escola, quando os adultos têm a oportunidade de conhecer a proposta pedagógica da instituição de ensino e tirar dúvidas a respeito das rotinas, além de se aproximar da professora que irá acompanhar os pequenos durante todo o ano.
O encontro pode incluir também uma apresentação mais detalhada dos espaços da escola. Esses momentos de atenção às famílias, que devem envolver a escuta de expectativas e anseios, são importantes para deixá-las mais tranquilas em relação ao trabalho da instituição e marcar o início da construção de uma parceria que precisa ser fortalecida ao longo do ano.
O período de adaptação na escola é fundamental para o desenvolvimento da criança. É nele e no ambiente que se consolidam as relações de confiança, segurança, acolhimento e se constroem oportunidades para que os bebês e crianças possam explorar tudo à sua volta, interagir com autonomia, criar laços afetivos e vínculos que serão referência no futuro.
A adaptação, não tem um tempo certo para acontecer. Como cada criança é singular. Esse é um processo único para cada uma delas, que respeitam o seu próprio tempo. Cabe aos adultos, família e escola o suporte adequado para que essa transição entre casa e escola aconteça de forma mais tranquila e segura.
Quanto mais transparente for à relação entre a escola e a família nesse momento inicial, com certeza melhor será a parceria e a adaptação da criança nesse processo todo.
Escola Alessan, aqui a gente aprende brincando e brincado a gente é mais feliz! Temos um convite a sua família: venha descobrir porque somos a escolha certa para o futuro do seu filho!