Pular para o conteúdo

COMO PREPARAR AS CRIANÇAS EMOCIONALMENTE PARA A VOLTA ÀS AULAS?

Chegou a hora de voltar à rotina. Ao final das férias escolares, muitas famílias começam a preparar materiais, uniformes e horários para o ano letivo. No entanto, a preparação emocional das crianças para a volta às aulas nem sempre recebe a atenção necessária.

Para alguns especialistas no assunto, esse momento pode ser delicado para os pequenos. O retorno ao ambiente escolar pode desencadear sentimentos como ansiedade, insegurança e medo, especialmente diante de mudanças de ambiente, professores e colegas.

A ansiedade com a volta às aulas pode estar ligada à incerteza sobre aceitação social, desempenho acadêmico ou até mesmo a manutenção de amizades. Conforme crescem, as crianças começam a perceber diferenças entre si e seus colegas, o que pode desencadear momentos de insegurança.

Outro fator importante é a quebra da rotina adquirida nas férias. Durante esse período, é comum que as crianças tenham maior liberdade com horários e atividades. A transição abrupta para uma rotina mais rígida pode gerar resistência e ansiedade.

Nesse momento, a participação das famílias é fundamental. Elas devem estar atentas a comportamentos que podem sinalizar desconforto emocional. Entre os sinais, estão: irritabilidade e preocupação excessiva; alterações no sono, como pesadelos frequentes ou despertares assustados; dificuldade de concentração em tarefas ou brincadeiras; isolamento social; alterações alimentares e episódios de choro sem motivo aparente.

Algumas atitudes podem agravar os sentimentos de ansiedade e insegurança. Entre elas estão: a falta de rotina clara, ausência de momentos de escuta empática e a desvalorização dos sentimentos das crianças. Tudo isso pode influenciar de forma negativa.

Por outro lado, alguns comportamentos simples podem ajudar a minimizar essas questões. Entre as dicas estão: estabelecer uma rotina antecipada com horários definidos, encorajar a comunicação aberta e criar um ambiente acolhedor.

A escuta ativa das famílias é essencial para construir uma relação de confiança. É preciso mostrar que as angústias das crianças são válidas e respeitadas. Esse tipo de conduta faz toda a diferença para que as crianças retomem a confiança.

É um período desafiador para os pequenos. E a maneira como os adultos reagem ao comportamento deles pode ajudar a resolver ou aumentar o problema. Então, esteja preparado para lidar com a situação da melhor maneira possível.

Escola Alessan, aqui a gente aprende brincando e brincado a gente é mais feliz! Temos um convite a sua família: venha descobrir porque somos a escolha certa para o futuro do seu filho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a Escola Alessan
Enviar no WhatsApp