COMO UMA ROTINA BEM PLANEJADA PODE AJUDAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL?

A missão de desenvolver novos cidadãos, definitivamente, não é uma tarefa fácil. Aliás, está muito longe disso. São inúmeras variáveis envolvidas nessa equação. Detalhes que, se bem administrados, podem facilitar, e até tornar mais eficiente, o processo de ensino e aprendizagem.

Um desses pontos que merecem muita atenção por parte dos profissionais da educação é o estabelecimento de um padrão que pode ajudar, e muito, as crianças.

O Papel da Rotina no Aprendizado Infantil

Nós já decoramos o que devemos fazer, em qual ordem e horário. Por exemplo, acordar, tomar café, ir trabalhar, fazer uma pausa para o almoço. Entretanto, o cérebro humano não nasce programado para seguir rotinas. Esse hábito deve começar a ser instaurado na infância.

Afinal, quando a criança começa a ter contato com uma ordem de tarefas bem definida, ela passa a compreender melhor o ambiente em que está inserida, aprende noções de tempo-espaço e se sente mais confiante.

A infância é uma das fases que mais contribuem para a formação de um indivíduo. Por isso, muitos dos aprendizados adquiridos nesse momento irão acompanhar a criança por toda vida e moldá-la como pessoa. Dentre as experiências importantes que ocorrem nesta época está o estabelecimento de uma rotina integral.

Segurança e Previsibilidade: Benefícios da Rotina

Uma rotina consistente oferece previsibilidade e segurança aos pequenos, facilitando a transição entre atividades e promovendo hábitos saudáveis. Na Escola Alessan, nossa abordagem inclui horários balanceados, momentos para aprendizado, brincadeiras e descanso, garantindo um ambiente acolhedor e propício ao desenvolvimento integral.

Através da rotina, as crianças aprendem hábitos importantes, como higiene pessoal, alimentação saudável, hora de dormir regular e respeito aos outros. Esses hábitos são fundamentais para o desenvolvimento físico, emocional e social saudável das crianças.

Seguir esse padrão de atividades dá às crianças um senso de controle sobre seu ambiente e suas atividades. Elas aprendem a assumir responsabilidades, como arrumar seus pertences, participar das atividades planejadas e cumprir as regras estabelecidas, desenvolvendo, assim, a autonomia e a autoconfiança.

A rotina na educação infantil também ajuda as crianças a lidar com mudanças e transições de maneira mais eficaz, reduzindo o estresse e a ansiedade associados a situações desconhecidas. Isso promove a estabilidade emocional e contribui para o desenvolvimento saudável da saúde mental das crianças.

A Transição para a Escola: Primeiros Passos na Socialização

A entrada na escola é o processo inicial de socialização da criança. É o momento em que ela estabelecerá contato com o outro em um ambiente completamente diferente da sua casa. Este novo lugar que será parte essencial de sua vida – a escola – é onde a criança conquistará autonomia, independência, compreensão de coletividade, e ampliará o conhecimento sobre ela e sobre o mundo.

Quando a criança entende uma rotina, ela consegue antecipar alguns sentimentos e habilidades que podem ser vivenciados em determinadas situações ou atividades propostas. Além de contribuir para a organização do tempo das crianças e de promover segurança e autonomia, a rotina escolar também é um chamado para que a criança se perceba como integrante de um grupo.

A Abordagem da Escola Alessan: Proporcionando Segurança e Afeto

Na Escola Alessan, entendemos que uma abordagem saudável e potente pressupõe afeto, segurança e orientação, para que o indivíduo que está adentrando este universo novo e coletivo se sinta plenamente amparado e capaz de organizar as múltiplas experiências que podem ser vividas no ambiente escolar.

Se você acredita na importância de uma rotina estruturada para o desenvolvimento integral das crianças, convidamos você a conhecer a Escola Alessan. Aqui, criamos um ambiente acolhedor e estimulante, onde cada momento é pensado para promover aprendizado, autonomia e segurança. Entre em contato conosco para agendar uma visita e vivenciar, de perto, o que oferecemos na Escola Alessan. Estamos ansiosos para recebê-lo!