DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA: COMO A ESCOLA PODE AJUDAR?

Como criar um novo ser, desenvolvendo suas habilidades e preparando-o para um mundo em constante transformação, ao mesmo tempo em que o capacita para o contato com outros seres humanos?

Seria bom se a resposta para essa pergunta fosse algo tão claro, quanto matemático. Mas, a verdade é que este é um dos processos mais complexos de que se tem notícia e a escola pode sim ajudar, e muito, os pais nessa árdua e maravilhosa missão de preparar novos cidadãos para a sociedade.

O Papel da Educação Emocional
No desenvolvimento infantil, muito mais do que livros e palavras, a educação emocional dos pequenos exerce papel crucial. E este é, exatamente, um dos diferenciais que elevam a outro nível a abordagem integrada da Escola Alessan.

Educadores como Comênio, Pestalozzi e Montessori já diziam há tempos que devemos educar nossas crianças de forma holística, ou seja, considerando seu desenvolvimento cognitivo, suas emoções e estilos. Contudo, era notável nessa crença de que a função da escola era pura e simplesmente ensinar o conteúdo para que o aluno conseguisse ingressar em uma boa faculdade e, posteriormente, encontrar um trabalho bem remunerado.

A chamada educação socioemocional é um processo ou prática de ensino-aprendizagem que tem por objetivo unir a aquisição de competências e habilidades que extrapolam o fator cognitivo. Sendo assim, o foco desse método é habilitar os alunos a desenvolverem suas emoções e gerenciá-las de forma autônoma e saudável.

O desenvolvimento emocional na primeira infância influencia, profundamente, o bem-estar das crianças. A ideia é fazer com que os alunos sejam estimulados de várias maneiras, para que possam ser agentes do próprio crescimento, em algo que vai muito além da alfabetização e da evolução intelectual das crianças, criando, e ampliando, a capacidade deles de lidar com os próprios sentimentos.

A Abordagem da Escola Alessan
Na Alessan, entendemos a importância de trabalhar as emoções na infância. Cada etapa é, cuidadosamente, planejada para cultivar habilidades emocionais desde muito cedo. Utilizando jogos educativos, atividades em grupo e interações guiadas, ajudamos as crianças a compreenderem suas emoções, e como reagirem a variadas situações, de maneira saudável.

É preciso ter em mente que a criança não é um ser compartimentado e ponto final. Ela, como qualquer ser humano, passa por transformações e não apresenta comportamentos e emoções fixas. Aluno, filho ou o irmão são a mesma pessoa, que passa pelas mesmas situações, não há compartimentabilidade. Ela é tudo isso ao mesmo tempo e cada um desses papéis interfere nos outros.

Assim, cada indivíduo precisa aprender a lidar com as emoções do papel de filho ou irmão, por exemplo, que podem interferir no papel aluno e vice-versa. A partir daí, podem surgir questionamentos sobre como esse equilíbrio é feito e se é possível ensinar sobre emoções. Para a Alessan, a resposta para ambas as perguntas é sim, por meio de uma educação com foco no indivíduo. Uma abordagem integrada que tem como principal objetivo o desenvolvimento da criança, seja ele cognitivo ou emocional.

Quer saber mais sobre nossas abordagens educacionais? Entre em contato conosco e venha conhecer nossa escola. Juntos, podemos preparar os novos cidadãos para um futuro brilhante.