Pular para o conteúdo

O PAPEL DA FAMÍLIA NO PROTAGONISMO INFANTIL: UMA PARCERIA ESSENCIAL

Ao contrário do que propõem os métodos tradicionais de ensino, em que o aluno ocupa apenas o papel do espectador, as metodologias mais atuais e inovadoras reforçam a importância do protagonismo infantil neste processo, colocando o estudante como agente da própria aprendizagem.

No entanto, para que sejam alcançados resultados satisfatórios com esse tipo de abordagem, é imprescindível que exista uma parceria ativa entre escola e família. O envolvimento familiar é fundamental, no incentivo à curiosidade, à autonomia e à participação em projetos.

O protagonismo infantil está altamente associado ao exercício da cidadania, já que cada indivíduo é visto como um agente responsável e que deve participar dos processos decisórios relativos ao desenvolvimento da sociedade na qual está inserido.

Desta forma, em primeiro lugar, é importante que os pais se conscientizem que a aplicação dessa ideia começa em casa, por meio, por exemplo da escuta ativa, tornando-se mais atentos a gestos, ações, sinais, falas e até ao silêncio dos filhos, aprendendo a “ouvir” mais e oferecendo condições ideais para que as crianças atuem como protagonistas em determinados momentos da sua educação.

A participação dos pais também se dá na construção de ambientes acolhedores, sendo receptivos a novas ideias, de modo a encorajar as crianças a expressar o que sentem e o que buscam. Eles também devem estar presentes no incentivo ao autoconhecimento, o que envolve aprendizados diversos, relacionados, por exemplo, ao próprio corpo, às necessidades físicas, às limitações, aos sentimentos, às emoções.

O protagonismo infantil, tanto no seio familiar quanto no âmbito escolar, é um forte aliado do desenvolvimento das crianças, impactando positivamente, por exemplo, a formação de habilidades socioemocionais e a autoestima. Logo, embora a criança continue sendo criança, com toda a liberdade necessária para se divertir e aprender, ela passa a fazer tudo isso com uma autonomia maior e de forma mais participativa.

Para incentivar o protagonismo infantil é preciso levar em consideração que a criança tem noção de causa e consequência, com base nos próprios fatos de seu dia dia – se não regar uma plantinha, por exemplo, ela vai acabar morrendo.

Mostrar para as crianças que elas influenciam o mundo que as cerca  ajuda a compreenderem que são realmente importantes e podem ser protagonistas para sua transformação. Essa noção é essencial para aprenderem sobre cidadania e fazerem escolhas responsáveis, com consciência ambiental e social.

O envolvimento dos pais na educação infantil cria um ambiente coeso entre a escola e a família. Quando ambos compartilham ativamente informações sobre o progresso acadêmico, eventos escolares e desafios enfrentados pelas crianças, criam-se pontes sólidas de comunicação. Essa colaboração efetiva entre escola e família promove um entendimento mais amplo das necessidades individuais das crianças, permitindo que educadores e pais trabalhem juntos para proporcionar um ambiente de aprendizado mais personalizado e eficaz.

A colaboração entre educadores e pais é uma estrada que percorremos juntos, uma via de mão dupla onde a troca constante de ideias e o apoio mútuo são alicerces sólidos para o futuro acadêmico e emocional de nossos pequenos. A participação ativa da família não só enriquece a experiência educacional dos filhos e favorece o desenvolvimento infantil, mas também fortalece os laços familiares, criando um ambiente de confiança e apoio fundamental para o desenvolvimento saudável e feliz das crianças.

Na Escola Alessan, nós acreditamos na força da união entre família e escola para promover o melhor para nossas crianças.

Temos um convite a sua família: venha descobrir porque somos a escolha certa para o futuro do seu filho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a Escola Alessan
Enviar no WhatsApp