O PAPEL DO BRINCAR NO APRENDIZADO INFANTIL: POR QUE É TÃO IMPORTANTE?

O desenvolvimento pedagógico das crianças é algo vital. Com isso, todos concordamos. Mas, por vezes, esse processo é algo desafiador. Por isso, trazer o aprendizado através do brincar, torna-se uma estratégia valiosa para alcançar resultados positivos e duradouros para o processo de apreensão dos pequenos.

O papel do brincar na educação infantil
É através do brincar que a criança forma conceitos, seleciona ideias, percepções e se socializa cada vez mais. O brincar é uma atividade que auxilia na formação, desenvolvendo habilidades psicomotoras, sociais, físicas, afetivas, cognitivas e emocionais.

O ato de brincar tem um papel importante na educação infantil. Não se trata apenas uma atividade divertida, que, obviamente, as crianças adoram. É também fundamental para a evolução do processo de ensino e aprendizagem. Saber reconhecer a importância do brincar na educação infantil pode transformar esses momentos lúdicos, numa poderosa ferramenta educativa.

Nas brincadeiras em grupo, um mundo de novos aprendizados se abre para as crianças. Por exemplo, elas solucionam problemas, lidam com a frustração, internalizam regras e negociam entre si.

Quando uma criança está inserida numa brincadeira, sua criatividade é estimulada, bem como suas habilidades sociais e cognitivas. A Alessan é uma escola que valoriza o brincar. Aqui, cada atividade é projetada para incentivar a exploração e o aprendizado através das brincadeiras.

Como o mini-mercado, por exemplo. Um espaço temático com brinquedos e materiais que remetem a algo do cotidiano das crianças, como o momento de fazer as compras. É uma brincadeira, mas que estimula, de forma lúdica, a autonomia, o raciocínio lógico e a responsabilidade das crianças.

Porque somos uma escola que valoriza o brincar?
Acreditamos no contato com atividades lúdicas na escola como algo fundamental. De atividades sensoriais a experiências práticas, nossa abordagem enfatiza o desenvolvimento integral dos pequenos.

A brincadeira é essencial na vida da criança. E, Aqui a gente aprende brincado e brincando a gente é mais feliz.

Quer saber mais sobre nossas abordagens educacionais? Entre em contato conosco e venha conhecer nossa escola. Juntos, podemos preparar os novos cidadãos para um futuro brilhante.