Pular para o conteúdo

O PAPEL ESCOLA DA PRIMEIRA INFÂNCIA

A primeira experiência na escola é um marco na vida de toda criança. Algo que, certamente, sempre vem acompanhado por uma grande dúvida que permeia a cabeça das famílias: qual a melhor idade para dar um passo tão importante e iniciar a trajetória escolar dos pequenos?

O início da vida escolar é, de fato, algo muito desafiador para todos os envolvidos nesta equação. Isso fica ainda mais latente quando nos referimos à primeira infância, período que pode ser compreendido entre o nascimento e os seis anos de idade da criança.

Quando a rotina e a dinâmica familiar privam a criança de convívio com os pares e não favorecem boas situações e experiências sobre as quais a criança possa construir conhecimento de si e do mundo, a escola será muito bem-vinda. Pode ser que isso aconteça com um, dois ou três anos. Seja quando for, é preciso encontrar uma escola que esteja preparada para trilhar com crianças e famílias um caminho de descobertas, crescimento e aprendizagem. 

Ainda é forte no imaginário de alguns adultos a imagem da escola como um lugar de ritmos apenas coletivos. Uma escola em que o que predomina é o que a criança precisa aprender independente de quem ela é, dos seus desejos, da sua curiosidade, do seu próprio tempo e dos seus interesses. 

Mas uma escola de educação infantil comprometida com os direitos de aprendizagem e com um ensino integral e contextualizado, é um lugar em que a primeira infância pode ser preservada e vivida com toda sua força e potência. É um lugar onde as crianças “adoram” estar. 

É ali, naquele espaço, onde recebem inúmeros estímulos, que os pequenos vão, aos poucos, descobrindo o seu papel no mundo, conhecendo seus gostos, suas preferências. Nos modelos educacionais modernos, a criança assume um papel de protagonista seu processo que vai fomentar a sua evolução no ambiente escolar.

Durante o período de adaptação, a primeira grande aprendizagem é a separação da família. A criança é conduzida pelos professores com muito cuidado e respeito. Estabelecer um vínculo afetivo com adultos que não são familiares para a criança é seu primeiro grande desafio. Quando isso está garantido, ela pode permanecer sozinha na escola. Sabe que seus pais voltam e, certa disso, pode circular com segurança nesse novo espaço, que guarda tantas possibilidades de aprendizagem e crescimento.

Os pequenos serão submetidos diariamente à atividades previamente planejadas para fomentar o seu desenvolvimento motor, cognitivo e socioemocional. Frequentar a escola desde cedo pode trazer benefícios ligados ao processo de socialização das crianças, melhoras no comportamento e desenvolvimento da linguagem, entre outros.

A escola da criança pequena tem de ser esse lugar que propicia todo tipo de relação e experiências com o ambiente, com os materiais, com as múltiplas linguagens, com outras crianças e adultos. Ela deve ser o lugar da ampliação, possibilitada pelo olhar do professor apto a reconhecer e potencializar essa pesquisa do mundo. Ele será o responsável por planejar boas situações de aprendizagem, oferecer bons contextos de pesquisas e interação.

É possível concluir que não existe uma idade correta para iniciar a vida escolar das crianças, isso pode variar de acordo com a realidade de cada criança. Certo é que frequentar o ambiente escolar desde os primeiros anos pode trazer inúmeros benefícios e auxiliar no desenvolvimento dos pequenos.

Escola Alessan, aqui a gente aprende brincando e brincado a gente é mais feliz!

Temos um convite a sua família: venha descobrir porque somos a escolha certa para o futuro do seu filho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a Escola Alessan
Enviar no WhatsApp