Além dos diversos argumentos sociais e educacionais, o investimento econômico de se investir na educação, com estimativas de que cada real gasto em educação tem um retorno de dezoito vezes, é um dos pontos abordados por Anna Lucia Campos, presidente da Asociación Educativa para el Desarrollo Humano e Diretora Geral da ONG Cerebrum, em Seminário de Líderes em Gestão Escolar da Fundação Lemann.
POR QUE MATRICULAR?
IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NA 1.A INFÂNCIA
Estudos que reuniram informações de mais de 150 estudos científicos, leis e pesquisas para demonstrar que vínculos familiares e ambientes saudáveis são essenciais ainda na primeira infância – que vai até 6 anos – para desenvolver características cerebrais presentes em adultos autônomos e com mais qualidade de vida, apesar de não serem fatores únicos.
Para que o potencial genético da criança se desenvolva, os pesquisadores apontam ser necessárias interações sociais saudáveis.
A vivência em ambientes empobrecidos de diálogo e incentivo à aquisição de autonomia prejudica o pleno desenvolvimento das funções executivas, conjunto de três dimensões composto por memória de trabalho, controle inibitório e flexibilidade cognitiva.
É a partir das funções executivas que o ser humano aprende a armazenar e relacionar informações a curto prazo, o que ajuda, por exemplo, a lembrar o que estava fazendo antes de ser interrompido; ter domínio sobre a atenção e o comportamento, como conseguir ler um texto em um ambiente barulhento; e considerar diferentes pontos de vista antes de tomar uma decisão, o que influencia na identificação e correção de erros cometidos.
Os circuitos das regiões pré-frontais do cérebro, onde se processam as funções executivas, amadurecem até o início da fase adulta, mas é na primeira infância que os fundamentos são “esculpidos e consolidados em função das experiências da criança”.
MISSÃO - VISÃO - VALORES
MISSÃO
Participar da construção de uma sociedade melhor, por meio do oferecimento de um ensino de excelência, compreendendo que cada bebê, criança e família são únicos e assim devem ser reconhecidos e assistidos.
VISÃO
Tornar-se referência na educação de bebês e crianças e suas respectivas famílias.
VALORES
Realizar nossa missão com base no amor, no carinho, no respeito, na saúde e na individualidade de cada bebê, criança e família.
PROPOSTA PEDAGÓGICA
Na Escola Alessan oferece um aprendizado engajador, significativo e eficaz, por meio da integração entre os responsáveis, crianças e escola, baseando-se na perspectiva teórico metodológica interacionista e no conceito pedagógico da interdisciplinaridade.
Acreditamos na importância da interação e do brincar para o desenvolvimento da criatividade e inteligência da criança. Por meio dessas atividades direcionadas, a criança aprende a lidar com as emoções, com a capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos.
Além disso, propiciamos a compreensão das múltiplas linguagens e das novas tecnologias, formando crianças que preservem, respeitem e cuidem do meio em que vivem, que entendam as diferenças e saibam conviver em sociedade.
Utilizamos recursos tecnológicos como recursos audiovisuais para os nossos alunos, enriquecendo o trabalho pedagógico.