O conceito de ensinar e desenvolver novos indivíduos é muito amplo e pode ser aplicado de diversas formas. No mágico processo da educação, existem muitos caminhos. Na Escola Alessan, escolhemos o caminho do protagonismo infantil, colocando a criança sempre em evidência, olhando o mundo da sua perspectiva.
Empoderando Crianças: A Revolução do Protagonismo na Educação
Mas, qual a definição de protagonismo infantil? O que significa este conceito tão importante para uma educação infantil inovadora? Desenvolvê-lo pode ser um desafio para muitos adultos. Isso porque este termo é facilmente confundido com hábitos não saudáveis relacionados ao excesso de mimos a uma criança. Contudo, diferente do que pode parecer, incentivar o protagonismo infantil é essencial para o desenvolvimento infantil. Não se trata de dar palco à criança e torná-la o centro de tudo. O protagonismo infantil envolve encorajamento, autonomia e espaço para que a criança possa aprender cada vez mais.
É preciso desmistificar a ideia de que a criança é apenas um receptor passivo de conhecimento, como observamos ao longo dos anos nos modelos tradicionais de ensino. Ao se tornar agente da sua própria educação, protagonista de sua própria aprendizagem, a criança desenvolve habilidades como autonomia, criatividade e senso crítico.
Ou seja, na educação infantil os professores são os mediadores do conhecimento, mas se a criança não tiver protagonismo, pouco adianta apenas receber o que está sendo ensinado. Essa abordagem inovadora promove uma troca. A criança precisa ter condições de desenvolver os conhecimentos alcançados, protagonizando seu próprio crescimento.
O protagonismo infantil requer alguns comportamentos. É sempre importante que os adultos considerem os interesses da criança, fiquem atentos às necessidades delas, permitam o conhecimento empírico, incentivem a participação da criança na definição das ações.
A Chave para o Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais
Essa mudança de perspectiva da criança em casa, na escola ou outros ambientes, traz inúmeros benefícios. Incentivar o protagonismo infantil promove a formação de seres humanos ativos na sociedade, afinal, os pequenos aprendem desde cedo a não serem apenas passivos, e a importância de participarem das decisões que envolvem sua vida.
Isso cria na criança um maior senso de responsabilidade, afinal, com a possibilidade de escolha na mão delas, elas precisam refletir e analisar muito mais antes de agir. Além disso, o protagonismo ajuda a estimular a autoestima da criança, criando habilidades socioemocionais que vão marcar toda a sua trajetória.
O processo que coloca a criança como agente de sua própria educação deve ser trabalho de maneira contínua, mas começa a ser construído no ambiente escolar, já que é onde acontece o desenvolvimento pessoal nos primeiros anos de vida.
Da Teoria à Prática: Como Implementar o Protagonismo na Educação Infantil
É na escola que as pessoas aprendem a lidar com os outros e a explorar potenciais para moldar suas personalidades. Esses objetivos são cumpridos da melhor forma quando a escola trabalha com uma perspectiva multifocal, baseada na educação das emoções, no aprimoramento das relações interpessoais e na participação da família durante a formação integral do aluno.
O protagonismo infantil na educação ajuda no desenvolvimento da autoestima e das habilidades socioemocionais. A criança continua sendo criança, com toda a sua liberdade para brincar e aprender, mas passa a fazer tudo isso com maior autonomia e participação nos rumos do seu desenvolvimento.
A frase de Maria Montessori “Nunca ajude uma criança numa tarefa e que ela se sente capaz em fazer”. é o cerne desta filosofia e, nos ensina a ensinar.