Pular para o conteúdo

UM JEITO DIVERTIDO DE APRENDER: A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Nos primeiros anos de uma criança diversas habilidades são desenvolvidas. A neurociência comprova que essa fase é um período muito importante tanto para o aprendizado e o desenvolvimento, quanto para a saúde mental, física e socioemocional da criança.

Quando falamos sobre educação infantil, em geral, o primeiro pensamento que vem à nossa mente remete ao método tradicional de ensino. A figura do professor como detentor único do conhecimento desempenhando o papel de transmissor do conteúdo pedagógico para as crianças, que, neste caso, assumem uma postura mais passiva.

No entanto, os métodos mais atuais de ensino, já entendem a criança como protagonista do processo de aprendizagem e não mais como apenas uma espectadora. Além disso, esses métodos também apontam as brincadeiras como algo que pode exercer papel muito importante no desenvolvimento dos pequenos.

O desenvolvimento cognitivo das crianças está diretamente relacionado com o brincar. O motivo disso é que, durante as brincadeiras, elas são expostas a diferentes estímulos sensoriais, o que instiga as habilidades perceptivas.

Em atividades como quebra-cabeças, por exemplo, as crianças exercitam a concentração, a memória e a resolução de problemas. Jogos de montar e construir ajudam a desenvolver habilidades espaciais, enquanto jogos de faz de conta estimulam a imaginação e a criatividade, além de contribuir para a vivência de algumas das situações sociais.

Além disso, o brincar promove o desenvolvimento da linguagem, uma vez que as crianças interagem e se comunicam com outras durante as atividades lúdicas. Dessa forma, elas aprendem a expressar seus pensamentos, a compartilhar ideias e a compreender as regras do jogo, fortalecendo assim suas habilidades linguísticas e de interação social.

O brincar é uma atividade natural e essencial para o desenvolvimento infantil. É por meio das brincadeiras que as crianças exploram o mundo ao seu redor, desenvolvem habilidades motoras, aprimoram a linguagem, aprendem a resolver problemas e, fundamentalmente, constroem relações sociais. Na Educação Infantil, o brincar é uma linguagem universal que transcende barreiras culturais e linguísticas, sendo reconhecido como uma das formas mais eficazes de aprendizagem.

Vygotsky (1998), um dos representantes mais importantes da psicologia histórico-cultural, partiu do princípio que o sujeito se constitui nas relações com os outros, por meio de atividades caracteristicamente humanas, que são mediadas por ferramentas técnicas e semióticas. Nesta perspectiva, a brincadeira infantil assume uma posição privilegiada para a análise do processo de constituição do sujeito, rompendo com a visão tradicional de que ela é uma atividade natural de satisfação de instintos infantis. O autor refere-se à brincadeira como uma maneira de expressão e apropriação do mundo das relações, das atividades e dos papéis dos adultos. A capacidade para imaginar, fazer planos, apropriar-se de novos conhecimentos surge, nas crianças, através do brincar.

A criança por intermédio da brincadeira, das atividades lúdicas, atua, mesmo que simbolicamente, nas diferentes situações vividas pelo ser humano, reelaborando sentimentos, conhecimentos, significados e atitudes.

As brincadeiras facilitam a aprendizagem e o desenvolvimento integral nos aspectos físico, social, cultural, afetivo e cognitivo. Desenvolve o indivíduo como um todo, sendo assim, a educação infantil deve considerar o lúdico como parceiro e utilizá-lo amplamente para atuar no desenvolvimento e na aprendizagem da criança.

Escola Alessan, aqui a gente aprende brincando e brincado a gente é mais feliz!

Temos um convite a sua família: venha descobrir porque somos a escolha certa para o futuro do seu filho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a Escola Alessan
Enviar no WhatsApp